NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Campanha ‘Meu Pai Tem Nome’ inicia agendamento para exame de DNA gratuito em Barcelos 
Foto: Divulgação

Ação, que busca ampliar o reconhecimento de vínculo parental, será realizada nesta sexta-feira

Os agendamentos para a campanha “Meu Pai Tem Nome” no município de Barcelos, distante 399 quilômetros de Manaus, já estão abertos e seguem até o preenchimento das vagas. A ação acontecerá nesta sexta-feira (28/8), com a oferta gratuita de serviço voluntário de reconhecimento de maternidade e paternidade, exames de DNA, além de outras demandas jurídicas na área de Família.

 

O atendimento pode ser marcado presencialmente, das 8h às 12h, na sede da Defensoria Pública em Barcelos, localizada na rua Tenreiro Aranha, em frente ao Ginásio, no centro da cidade, ou por meio do WhatsApp (92) 98559-1599, contato oficial da Defensoria.

 

Dados do Portal da Transparência dos Registros Civis apontam que mais de 1,7 milhão de crianças que nasceram na última década no Brasil possuem apenas o nome da mãe no documento. Ainda segundo o levantamento, apenas em 2025, cerca de 174 mil recém-nascidos, o equivalente a mais de 6% dos 2,5 milhões de nascimentos no país, não tiveram o nome do pai incluído no registro.

 

Veja também 

 

Operação Mulher Segura: Duas pessoas são presas por crimes contra a mulher em Itacoatiara

 

Dupla é presa com pistola de numeração suprimida e grande quantidade de drogas em Urucurituba

 

 

Para o defensor público Marcelo Barbosa, que coordena a ação de atendimentos no município, o reconhecimento da filiação pode ser o primeiro passo para assegurar direitos fundamentais que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes.

 

“A filiação é um direito fundamental e um direito humano, na linha dos direitos mais básicos de uma pessoa. Esse reconhecimento traz impactos absolutamente relevantes em um núcleo familiar, pois é a porta de entrada para outros direitos e obrigações, como de guarda e sustento, sem falar em eventuais direitos sucessórios, em caso de falecimento desse genitor. Então, trazer a possibilidade do exame de DNA gratuito para uma população que muitas vezes sequer tem dinheiro para pagar condução, mostra-se extremamente relevante e impactante”, destaca o defensor público.

 

Fotos: Arquivo / DPAM

 

ACESSO AO RECONHECIMENTO DE FILIAÇÃO

 

A campanha “Meu Pai Tem Nome” integra o movimento nacional do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), em parceria com as Defensorias Públicas do Brasil, a fim de possibilitar o reconhecimento de paternidade, maternidade e exames de DNA de forma gratuita, em uma programação voltada à efetivação do direito fundamental de filiação.

 

Nos últimos anos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPAM) tem ampliado o acesso da população amazonense aos serviços de reconhecimento de vínculo parental. No ano de 2025, a campanha realizou mais de 450 atendimentos somente na capital.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

Em 2026, 18 municípios realizaram a campanha de forma presencial e virtual. Já durante a ação na capital, foram contabilizados 82 atendimentos de investigação de paternidade, 15 de reconhecimento afetivo e 4 de reconhecimento de paternidade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.